Psicologia e psiquiatria: um trabalho em colaboração

“O diálogo entre as diferentes especialidades médicas entre si e entre os profissionais das disciplinas que servem a Medicina é o principal fator de sucesso de uma organização de cuidados de saúde.”, resume o Dr. Miguel Talina, ao ser questionado sobre a lógica colaborativa entre profissionais de saúde que pauta o funcionamento do espaço Egomed.

Os princípios de colaboração e intervisão devem, de facto, estar sempre presentes entre profissionais de saúde e mais especificamente na área da saúde mental, onde esta complementaridade de áreas, saberes e práticas potenciam melhores resultados.

A psicologia e a medicina psiquiátrica, áreas distintas tantas vezes confundidas, devem conviver e enriquecer-se na partilha do conhecimento, das práticas e das terapêuticas.

É neste sentido que o Dr. Miguel Talina e o Dr. Amílcar Santos, ambos profissionais a exercer no espaço Egomed, produzem alguns conteúdos em conjunto, reforçando a ideia defendida pelo Dr. Miguel Cotrim de que “a complexidade dos cuidados de saúde necessita de muitos saberes e práticas para se alcançar o melhor resultado possível”.

O trabalho em equipa será sempre, na ótica deste espaço, uma forma de potenciar, motivar e estimular a criatividade dos seus diferentes profissionais, na perspetiva de encontrar mais e melhores respostas para os desafios que estas práticas de saúde implicam.

Partilhar